quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Golpe Eletrônico

O Ministério Público Federal (MPF) é o novo foco dos golpistas eletrônicos. mensagens por e-mail estão sendo enviadas aleatoriamente aos internautas com supostas intimações para comparecimento à a audiências referentes a falsos procedimentos investigatórios.
A Procuradoria Geral da República (PGR), em Brasília, informa que várias pessoas entraram em contato informando que receberam correios eletrônicos, inclusive com brasão do MPF. O Órgão assegura que não envia e-mails oficiais ao cidadadão, nem para fazer intimações e muito menos para divulgar o brasão do MPF que, na realidade, não existe. A orientação da Secretaria de Tecnologia do MPF é a de todos os órgãos federais e estaduais: não abrir este tipo de mensagens, não clicar nos links enviados e deletá-la imediatamente.
Este é mais um ataque de vírus que ameaça acima de tudo o internauta, causando prejuízos ao país e, principalmente ao usuário que não dispõe de assinaturas de anti-vírus. Esses golpes são cada vez mais freqüentes e ocorrem através de mensagem não solicitada, supostamente enviada por comunicação de uma instituição conhecida, como bancos, empresas ou sites populares. O e-mail induz o acesso a páginas falsificadas criadas para conseguir dados pessoais e financeiros dos usuários. Quem não conhece alguém que já foi vítima desses fraudes?
A audácia dos golpistas cibernéticos é tão grande que chegam a enviar as mensagens fraudulentas para os próprios servidores do MPF, no Ceará. Embora ainda não tenha sido comprovada nenhuma ocorrência do furto de dados, como senhas de contas bancárias e de cartões de crédito, por exemplo, Alexandre Marques, técnico de informática da Procuradoria, orienta: "A pessoa pode até abrir o e-mail, mas o que não deve é clicar no link, pois é assim que o vírus se prolifera. Como medida de segurança, é melhor deletar de imediato a mensagem".

Nenhum comentário: