Conhecimento e participação coletiva. Para pegar o cometa do futuro a WEB 2.0 encara o desafio de avançar (mais?) no tempo e no espaço, buscando um conceito de conectar mentes e corações e, sobretudo utilizar a inteligência coletiva para melhorar cada vez mais a conectividade em rede da informação e pessoas.
Valorização da colaboração, abertura de Aplicações e participação integrada suas marcas registradas. Design clean, interfaces rápidas e fáceis de usar, muitas vezes utilizando conteúdos criados pelo próprio consumidor, além de quaisquer plataformas que tornem isto possível (comunicadores, web, e-mail, celulares… etc.).
Para nós, ávidos internautas, parece uma grande idéia, uma quebra de paradigmas até. E os proprietários das marcas, os Bill Gates intergalácticos? Será que estes estão felizes? A Web 2.0, tem um grande potencial para a geração oportunidades. Cada um de nós é emissor e receptor de tudo. Nem sei se é uma revolução ou uma evolução do que iniciou como “a comunicação das bases militares na época da guerra fria”...
Existe de tudo: informação e desinformação, arte e desastre, cultura e lixo. Mas, quem disse que não há público para cada nicho desses? No YouTube qualquer mortal pode publicar um vídeo, na Wikipedia estão inseridos diversos conhecimento de especialistas e amadores, já existem muitas ferramentas colaborativas e de relacionamento (caso de Orkut) à disposição de todos... isso é ruim? Há uma hiperexploração de tudo e de todos?
Nesse contexto de livre criação/divulgação de serviços/produtos e informações devemos apenas prestar extrema atenção na relevância e veracidade de tudo o que se apresenta nesse ambiente colaborativo. Não temos o controle sobre nada (nem ninguém!) então, talvez o peso da credibilidade pode estar justamente na produção coletiva. Tá na hora de usar nosso senso crítico e nos despir de preconceitos burocráticos para aproveitar o lado bom da web 1.0, 2.0, (se é que existe essa interrupção!)... Somos seres conectados por TV a cabo (digital, hein!), celulares, rádios customizadas, redes de computadores.... êta globalização!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário